quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Personagem Gatsby sob a Ótica da Neurolinguística


O PERSONGEM GATSBY SOB A ÓTICA DA NEUROLINGUÍSTICA

THE CHARACTER GATSBY ACCORDING TO NEUROLINGUISTICS

Ana Cristina da Costa Araújo Dorigo – aluna do 6º período do curso de Letras Inglês do Centro Universitário São Camilo-ES

Marília Agustinho Ferreira – aluna do 6º período do curso de Letras Inglês do Centro Universitário São Camilo-ES

Mirelle Gonçalves Pereira - aluna do 6º período do curso de Letras Inglês do Centro Universitário São Camilo-ES

Resumo
Ao estudar a disciplina Neurolinguística, resolveu-se relacionar um clássico literário americano com essa ciência, para melhor entender a personalidade complexa do personagem principal do livro, e refletir sobre as mazelas humanas, suas fraquezas e ambições. Para entender Gatsby é importante analisar não só a sua vida verdadeira, mas a vida que ele tentou criar para si mesmo. O personagem, ele veio de origens pobres e criou um mundo de fantasia onde ele era rico e poderoso. Mesmo em sua juventude, Gatsby não estava contente com o que ele tinha. Ele queria dinheiro, e era preciso obtê-lo, a qualquer custo. Ele queria Daisy, e ela escorregou por entre seus dedos. Segundo a Programação Neurolinguística, todo comportamento, pelo menos do ponto de vista de quem o pratica, tem uma intenção positiva, sendo que o reconhecimento desse fato pode ser a solução para a maioria dos problemas de relacionamento. Foi baseado nesse conceito que decidiu-se investigar as ações de Gatsby. A neurolinguística estuda o ser humano, estuda a excelência do ser humano no que quer que ele faça. Numa definição técnica, é o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano.

Palavras-chave: Programação neurolinguística, personalidade, valores morais. 


Abstract
By studying the subject Neurolinguistics Programming (NLP), it was decided to relate an American literary classic to this science, in order to better understand the complex personality of the book's main character, and reflect on the human afflictions, weaknesses and ambitions. To understand Gatsby it is important to analyze not only his real life, but the life he tried to create for himself. The character came from impoverished backgrounds and created a fantasy world where he was wealthy and powerful. Even in his youth, Gatsby was not happy with what he had. He wanted money and had to get it at any cost. He wanted Daisy, but she slipped through his fingers. According to NLP, behaviors, at least according to the one who acts,  aims at a positive result, and as the person recognizes this fact, the person can be successful in most relationships. It was based on this concept that we decided to investigate the actions of Gatsby. Neurolinguistics studies human excellence in whatever people do. In a technical definition, it is the study of the structure of subjective experiences of the being human.

Keywords: Neurolinguistics programming, personality, moral values.


INTRODUÇÃO – O Personagem Gatsby sob a
Ótica
da Neurolinguística

O livro The Great Gatsby é considerado um clássico literário americano. O autor, F. Scott Fitzgerald, usou o personagem Gatsby de forma a descrever um cidadão vivendo em meio ao luxo e à solidão, na sociedade americana do século XX. Percebe-se, também, na personalidade em destaque, que veio de origem pobre e criou um mundo de fantasias onde ele, Gatsby, era rico e poderoso. Para conseguir tornar realidade esse sonho de riqueza e poder, não receia em tornar-se um contrabandista, e para satisfazer-se completamente, ainda precisava conquistar Dayse, sua amada, que lhe escapara por ente os dedos durante sua juventude.
A partir de conceitos estabelecidos entre a neurolinguística e a literatura, e buscando melhor entender as reações humanas e o que leva as pessoas a tomarem certas atitudes, mesmo que não sejam agradáveis aos olhos do mundo, ou o que não se deseja fazer, mas o cérebro as obriga a fazer, resolveu-se estudar cientificamente as reações do personagem Gatsby.
O presente trabalho tem como suporte teórico os autores Joseph O’Connor, Denise Maria Bolanho, Johann W. Kluczny, Walter Mischel, George Miller, Eugine Galanter e Karl Pribam com sua programação neurolinguística para pessoas e empresas.

Referências Bibliográficas

BANDLER, Richard. Neurolinguistic programming. Disponível em: <http://www.richardbandler.com>. Acesso em: 10 nov. 2010.

FITZGERALD, F. SCOTT. The Great Gatsby. 7. ed. Estados Unidos: Bantam Books, 1974. 186p.
JAMES, Tad.  A terapia da linha do tempo e a base da personalidade. Blumenau, 1993. disponível em: <http://www.beretaesegrini.com.br/v1/?page=lernoticia&id=324>. Acesso em: 15 nov. 2010.

KLUCZNY, JOHANN W. Programação neurolinguística: guia básico para pessoas e empresas. São Paulo: Macgraw-Hill do Brasil, 1996. 113p.

LEITE, DANTE MOREIRA. Psicologia e literatura. 3. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1977. 256p.

MANCILHA, Jairo. PNL e aprendizagem. Rio de Janeiro. Disponível em <http://www.pnl.med.br/site/pnl_aprendizagem.htm>. Acesso em 5 nov. 2010

MILLER, George; GALANTER, Eugine; PRIBAM, Karl. T.O.T.E. Disponível em:
<http://en.wikipedia.org/wiki/T.O.T.E>. Acesso em 20 nov. 2010.

O´CONNOR, JOSEPH;BOLANHO, DENISE MARIA (Trad.). Treinando com a pnl: recursos da programação neurolinguística para administradores. São Paulo: Summus, 1996. 268p.

O QUE É PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA – PNL E TRANSFORMAÇÃO EXISTENCIAL. São Paulo – Disponível em: <http://www.serintegral.com.br/Artigos.aspx?Cd=62>. Acesso em: 15 nov. 2010.

PENTEADO, Nelly Beatriz M. P. Todo comportamento tem uma intenção positiva. Rio de Janeiro, 2008 - Disponível em: <http://www.portalcmc.com.br/pnl03.htm>. Acesso em: 05 nov. 2010.

PNL E APRENDIZAGEM. Rio de Janeiro - Disponível em: <http://www.pnl.med.br/site/pnl_aprendizagem.htm>. Acesso em: 5 nov. 2010

ROBBINS, Anthony. Necessidades humanas. Rio de Janeiro - Disponível em: <http://www.pnl.med.br/site/necessidades_humanas.htm>. Acesso em: 05 nov. 2010.

SELLERS, CHARLES; JUNGMANN, RUY (Trad.). Uma reavaliação da história dos estados unidos: de colônia a potencia imperial. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. 471p.

SYMBOLISM IN THE GREAT GATSBY. Disponível em: <http://www.megaessays.com/viewpaper/23925.html>. Acesso em 10 nov. 2010.

THE GREAT GATSBY.  Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Great_Gatsby_(livro) >.  Acesso em: 17 out. 2010.

THE GREAT GATSBY. Disponível em: <http://www.megaessays.com/viewpaper/98017.html>. Acesso em: 20 nov. 2010.

THE GREAT GATSBY: A <AMERICA>, A IDEOLOGIA E O HERÓI. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/2625.pdf >. Acesso em: 01 set. 2010.

T.O.T.E: test - operate - test – exit. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/T.O.T.E.>. Acesso em: 15 nov. 2010.


sábado, 26 de março de 2011

Família...

   Estava agora pouco viajando na frente do computador, viajando no orkut, vendo fotos, vendo a felicidade das pessoas ao postar suas fotos no orkut, dos momentos que marcarão sua vida e novamente vi uma imagem que marcou a minha para sempre, a foto da minha FAMÍLIA. Então resolvi escrever um pouco sobre o que eu penso a respeito desse maravilhoso nome FAMÍLIA.
   Queria muito que as pessoas fossem mais agarradas umas as outras, que os jovens ouvissem mais seus pais para que nada de ruim pudesse acontecer. Sei que isso é difícil, nós jovens sempre achamos que somos os donos da razão, não devemos ouvir nossos pais, avós, avôs, tios, tias, pensamos que nós sabemos melhor do que ninguém viver no mundo em que vivemos, com ódio, conflitos, drogas, armas de fogo, entre outros. Porém, devemos parar e refletir um pouco no que nossos "Velhos" nos dizem, pois eles já viveram muito mais do que nós, eles são mais experientes, sabem melhor da vida e só querem nos proteger do males.
   Gostaria também, de pedir para que cada um de nós convivesse mais com cada membro de sua família, diga sempre: EU TE AMO. Uma palavra que muda todo o sentido de viver, mesmo que muitos usam a expressão "Nunca é tarde para ...", não podemos deixar de falar a cada instante o que desejamos, no meu ponto de vista as coisas podem acontecer o mais rápido do que imaginamos, e quando nos damos conta realmente é TARDE para fazer o que queríamos.
   Cuidem bem das pessoas que querem seu bem, seus pais, avós, tios (as), primos (as), Deus irá levar cada um no momento em menos esperamos, assim como levou pessoas que deveriam estar agora ao meu lado, pessoas de bem, pessoas que só quiseram meu bem a todo momento, pessoas com as quais nunca deixei de tomar BENÇA, e que estavam sempre me abençoando, pessoas que no piscar de olhos Deus as quis perto Dele, e o mais engraçado, foi um atrás do outros. Quando isso acontece, nós perdemos completamente o chão, sabemos como é ruim viver sem essa pessoa. Pessoas que te viram crescer, estavam do seu lado dia após dia, pessoas que eram como pai e mãe.
E agora? O que restou? Imagens, lembranças dos melhores momentos vividos enquanto estávamos juntos, lembranças que JAMAIS se apagarão das nossas memórias, do nosso coração.

  Emfim, resumo tudo isso com a seguinte frase de uma linda canção:

"Não sei porque vocês se foram Quantas saudades eu senti E de tristezas vou viver E aquele adeus não pude dar Vocês marcaram em minha vida Viveu, morreu Na minha história...."

Vovô Augusto      Tio Analcir       Tio Paulo Sérgio


Tio Lauro            Vovó Jacyra         Vovó Omaria