quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Personagem Gatsby sob a Ótica da Neurolinguística


O PERSONGEM GATSBY SOB A ÓTICA DA NEUROLINGUÍSTICA

THE CHARACTER GATSBY ACCORDING TO NEUROLINGUISTICS

Ana Cristina da Costa Araújo Dorigo – aluna do 6º período do curso de Letras Inglês do Centro Universitário São Camilo-ES

Marília Agustinho Ferreira – aluna do 6º período do curso de Letras Inglês do Centro Universitário São Camilo-ES

Mirelle Gonçalves Pereira - aluna do 6º período do curso de Letras Inglês do Centro Universitário São Camilo-ES

Resumo
Ao estudar a disciplina Neurolinguística, resolveu-se relacionar um clássico literário americano com essa ciência, para melhor entender a personalidade complexa do personagem principal do livro, e refletir sobre as mazelas humanas, suas fraquezas e ambições. Para entender Gatsby é importante analisar não só a sua vida verdadeira, mas a vida que ele tentou criar para si mesmo. O personagem, ele veio de origens pobres e criou um mundo de fantasia onde ele era rico e poderoso. Mesmo em sua juventude, Gatsby não estava contente com o que ele tinha. Ele queria dinheiro, e era preciso obtê-lo, a qualquer custo. Ele queria Daisy, e ela escorregou por entre seus dedos. Segundo a Programação Neurolinguística, todo comportamento, pelo menos do ponto de vista de quem o pratica, tem uma intenção positiva, sendo que o reconhecimento desse fato pode ser a solução para a maioria dos problemas de relacionamento. Foi baseado nesse conceito que decidiu-se investigar as ações de Gatsby. A neurolinguística estuda o ser humano, estuda a excelência do ser humano no que quer que ele faça. Numa definição técnica, é o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano.

Palavras-chave: Programação neurolinguística, personalidade, valores morais. 


Abstract
By studying the subject Neurolinguistics Programming (NLP), it was decided to relate an American literary classic to this science, in order to better understand the complex personality of the book's main character, and reflect on the human afflictions, weaknesses and ambitions. To understand Gatsby it is important to analyze not only his real life, but the life he tried to create for himself. The character came from impoverished backgrounds and created a fantasy world where he was wealthy and powerful. Even in his youth, Gatsby was not happy with what he had. He wanted money and had to get it at any cost. He wanted Daisy, but she slipped through his fingers. According to NLP, behaviors, at least according to the one who acts,  aims at a positive result, and as the person recognizes this fact, the person can be successful in most relationships. It was based on this concept that we decided to investigate the actions of Gatsby. Neurolinguistics studies human excellence in whatever people do. In a technical definition, it is the study of the structure of subjective experiences of the being human.

Keywords: Neurolinguistics programming, personality, moral values.


INTRODUÇÃO – O Personagem Gatsby sob a
Ótica
da Neurolinguística

O livro The Great Gatsby é considerado um clássico literário americano. O autor, F. Scott Fitzgerald, usou o personagem Gatsby de forma a descrever um cidadão vivendo em meio ao luxo e à solidão, na sociedade americana do século XX. Percebe-se, também, na personalidade em destaque, que veio de origem pobre e criou um mundo de fantasias onde ele, Gatsby, era rico e poderoso. Para conseguir tornar realidade esse sonho de riqueza e poder, não receia em tornar-se um contrabandista, e para satisfazer-se completamente, ainda precisava conquistar Dayse, sua amada, que lhe escapara por ente os dedos durante sua juventude.
A partir de conceitos estabelecidos entre a neurolinguística e a literatura, e buscando melhor entender as reações humanas e o que leva as pessoas a tomarem certas atitudes, mesmo que não sejam agradáveis aos olhos do mundo, ou o que não se deseja fazer, mas o cérebro as obriga a fazer, resolveu-se estudar cientificamente as reações do personagem Gatsby.
O presente trabalho tem como suporte teórico os autores Joseph O’Connor, Denise Maria Bolanho, Johann W. Kluczny, Walter Mischel, George Miller, Eugine Galanter e Karl Pribam com sua programação neurolinguística para pessoas e empresas.

Referências Bibliográficas

BANDLER, Richard. Neurolinguistic programming. Disponível em: <http://www.richardbandler.com>. Acesso em: 10 nov. 2010.

FITZGERALD, F. SCOTT. The Great Gatsby. 7. ed. Estados Unidos: Bantam Books, 1974. 186p.
JAMES, Tad.  A terapia da linha do tempo e a base da personalidade. Blumenau, 1993. disponível em: <http://www.beretaesegrini.com.br/v1/?page=lernoticia&id=324>. Acesso em: 15 nov. 2010.

KLUCZNY, JOHANN W. Programação neurolinguística: guia básico para pessoas e empresas. São Paulo: Macgraw-Hill do Brasil, 1996. 113p.

LEITE, DANTE MOREIRA. Psicologia e literatura. 3. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1977. 256p.

MANCILHA, Jairo. PNL e aprendizagem. Rio de Janeiro. Disponível em <http://www.pnl.med.br/site/pnl_aprendizagem.htm>. Acesso em 5 nov. 2010

MILLER, George; GALANTER, Eugine; PRIBAM, Karl. T.O.T.E. Disponível em:
<http://en.wikipedia.org/wiki/T.O.T.E>. Acesso em 20 nov. 2010.

O´CONNOR, JOSEPH;BOLANHO, DENISE MARIA (Trad.). Treinando com a pnl: recursos da programação neurolinguística para administradores. São Paulo: Summus, 1996. 268p.

O QUE É PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA – PNL E TRANSFORMAÇÃO EXISTENCIAL. São Paulo – Disponível em: <http://www.serintegral.com.br/Artigos.aspx?Cd=62>. Acesso em: 15 nov. 2010.

PENTEADO, Nelly Beatriz M. P. Todo comportamento tem uma intenção positiva. Rio de Janeiro, 2008 - Disponível em: <http://www.portalcmc.com.br/pnl03.htm>. Acesso em: 05 nov. 2010.

PNL E APRENDIZAGEM. Rio de Janeiro - Disponível em: <http://www.pnl.med.br/site/pnl_aprendizagem.htm>. Acesso em: 5 nov. 2010

ROBBINS, Anthony. Necessidades humanas. Rio de Janeiro - Disponível em: <http://www.pnl.med.br/site/necessidades_humanas.htm>. Acesso em: 05 nov. 2010.

SELLERS, CHARLES; JUNGMANN, RUY (Trad.). Uma reavaliação da história dos estados unidos: de colônia a potencia imperial. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. 471p.

SYMBOLISM IN THE GREAT GATSBY. Disponível em: <http://www.megaessays.com/viewpaper/23925.html>. Acesso em 10 nov. 2010.

THE GREAT GATSBY.  Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Great_Gatsby_(livro) >.  Acesso em: 17 out. 2010.

THE GREAT GATSBY. Disponível em: <http://www.megaessays.com/viewpaper/98017.html>. Acesso em: 20 nov. 2010.

THE GREAT GATSBY: A <AMERICA>, A IDEOLOGIA E O HERÓI. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/2625.pdf >. Acesso em: 01 set. 2010.

T.O.T.E: test - operate - test – exit. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/T.O.T.E.>. Acesso em: 15 nov. 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário